Pesquisar neste blog

25.2.11

Obrigado, senador.

Em recente entrevista cedida ao grande jornalista Correa Neto, o senador Randolfe Rodrigues Psol/AP respondeu.

C- Porque você saiu do PT?

R- Eu tenho por convicção uma lógica, o objetivo de um partido político, seja qual for, é a conquista do poder, para mudar o poder e não para ser mudado por ele. O meu sentimento é que com o PT, ao invés de mudar o poder, o partido é que foi mudado pelo poder. Isso não desmerece maravilhosos quadros éticos que existem dentro do PT. Eu não tenho nenhuma relação de ódio ou rancor com o PT. É lógico que eu sofri muito com a mudança, e como em toda separação o primeiro momento é um momento de rompantes. Mas amadureci com o tempo e tenho ótimos amigos no PT, posso citar vários os quais posso chamar de companheiros. Mas acho que o PT, enquanto instituição, perdeu a perspectiva de ser um instrumento de mudar o poder e acabou sendo transformado.

Há dias almocei com um expressivo quadro petista do Pará, que é João Cláudio Arroyo, um quadro decente, honesto, progressista. Eu estaria em qualquer organização política ao lado de Arroyo. O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, também é um importante quadro. Então, tem uma quantidade enorme de figuras, e eu destaco que nós estaremos aliançados em muitas causas pelo Amapá e pelo Brasil. Rompi em 2005 com o PT porque eu não acreditava que naquele momento uma refundação do partido seria possível, e é necessária."

De minha parte, só tenho a dizer que me cantando desse jeito... é duro resistir....

Mas falando sério, o respeito e admiração são mútuos, em função de uma história política concreta que partilhamos há mais de 10 anos.

Obrigado senador.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Velhinho, você desperta sentimentos sinceros de pessoas que querem ajudar a construir uma sociedade mais justa e solidária.

JC

Anônimo disse...

Prestigiar individualmente os muitos amigos que tem no PT e condenar a 'instituição' na qual agem politicamente é proposta de cooptação (indireta ou ingênua?). É mais um caso clássico de 'pular fora do barco' quando tem problemas e apontar culpados em lugar de ter a coerência e a coragem de consertar os limites de toda instituição (o PSOL tb tem as suas graves e nem tão escondidas incoerências, prá não dizer oportunismos 'pragmáticos' no poder 'legislativo': Senado, Assembléia Legislativa e Câmara Municipal, que conheço, além dos militantes ligados aos cargos com o apoio direto do PSDB).

Prof. Arroyo disse...

Caro Anônimo,

Eu sei separar amigos de trabalho. Randolfe é um amigo de 10 anos. Muito sério e coerente.
Quanto ao PSOL, não o vejo como caminho da redenção dos males que afetam os partidos hoje. Mas acho que o melhor caminho de se valorizar não é esculhanbando o próximo. Luto no PT para que o PT corrija desvios e retorne ao leito da construção do socialismo. Vamos juntos?
Obrigado por se manifestar aqui e grande abraço