Pesquisar neste blog

10.2.11

Sessão do Desapego, a Economia Solidária acontece


Mais uma experiência prática de Economia Solidária vem se firmando em Belém. É a Sessão do Desapego que terá sua 3ª edição neste sábado, às 15hs na Casa 252 que fica na Alameda Paulo maranhão na Gentil entre 14 de março e Alcindo Cacela.

Trata-se de uma feirinha de trocas solidárias, a primeira de Belém, que prova que basta querer pra gente fazer uma nova economia, humanizando as relações

comerciais, fazendo com que as pessoas vivenciem a verdadeira riqueza que é, e sempre foi, a solidariedade, mas que em função da ideologia capitalista, ficou obscurecida pela lógica da acumulação material e individual de bens e benefícios.

Segundo os jovens organizadores, Bernardo e Mariana, a “ proposta da Sessão do Desapego é estabelecer um espaço de encontro, onde se desapegar é a palavra de ordem. Um jeito de encontrar e disponibilizar coisas legais que já não nos servem e que podem chegar a novos donos, para novos usos. Aquele bom livro, um filme inesquecível, roupas e sapatos dos quais cansamos. A idéia é fazer produtos, que estão entulhando no fundo do armário, circularem e acharem novos espaços onde sejam bem melhor aproveitados. Nessa roda você pode, de um jeito simples, rever utilidades, circular utilitários e achar ótimos usos: deixando o que já tenha utilizado (se Desapegando!) e pegando o que lhe interesse de alguma maneira. Praticando o Desapaego, entramos em uma lógica de consumo mais sustentável, gastamos menos e ainda conhecemos melhor outras pessoas, seus produtos e suas histórias.”

Neste sábado, além da feira de trocas solidárias, haverá oficina de caricaturas, oficina de máscaras e o Improvídeo. Participe!

Agora é com você. Entre no site www.deixapega.com.br e faça seu cadastro. Ou, se comunique com os organizadores pelo email deixapega@gmail.com

O Fórum Paraense de Economia Solidária e o Instituto Saber Ser apóiam o evento.

Ah! Clique aqui e veja a lição de Balú.

Um comentário:

Mari disse...

Obrigada pelo apoio e pelo espaço para a Sessão aqui no blog, Arroyo! Esperamos todos que estejam dispostos a praticar o desapego, trocar produtos e boas histórias, neste sábado lá na Casa 252.
Gente disposta a pensar e vivenciar novas formas de consumir e se relacionar com as pessoas e suas coisas serão sempre bem vindas! (: