Pesquisar neste blog

21.11.11

Boa notícia...





62 juízes sob suspeita de enriquecimento ilícito

Diz a notícia que “A Corregedoria Nacional de Justiça, órgão ligado ao Conselho Nacional de Justiça, está fazendo um levantamento sigiloso sobre o patrimônio de 62 juízes atualmente sob investigação. O trabalho amplia de forma significativa o alcance das investigações conduzidas pelos corregedores do CNJ, cuja atuação se tornou objeto de grande controvérsia nos últimos meses.”

Mas há ainda importantes setores do judiciário que resistem à transparência de suas rotinas.
“Associações de juízes acusaram o CNJ de abusar dos seus poderes e recorreram ao Supremo Tribunal Federal para impor limites à sua atuação. O Supremo ainda não decidiu a questão” segue a notícia.

Ora, todo juiz é obrigado por lei a apresentar anualmente sua declaração de bens ao tribunal a que pertence, portanto o que deveria ser normal em uma democracia republicana parece ofender quem ainda resiste nos seus privilégios medievais oligárquicos. Mais uma vez, uma minoria mancha a grande maioria.

O que os corregedores do CNJ solicitam são as cópias das declarações antes de realizar inspeções nos tribunais estaduais. Os levantamentos têm sido conduzidos em sigilo e envolvem também parentes dos juízes e pessoas que podem ter atuado como laranjas para disfarçar a real extensão do patrimônio dos magistrados que por alguma discrepância entre renda e patrimônio ficaram sob suspeita.

Que estes ventos continuem a soprar para que a areia que trava a plena democracia e a justiça social seja totalmente dissipada.

Nenhum comentário: