Pesquisar neste blog

4.3.11

Pesquisa: Mulheres brasileiras nos espaços público e privado 2010, download completo



Pesquisa Mulheres brasileiras nos espaços público e privado 2010

publicado em 21/02/2011

A pesquisa Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado realizada em 2010 pela Fundação Perseu Abramo, por meio de seu Núcleo de Opinião Pública, e em parceria com o SESC, apresenta a evolução do pensamento e do papel das mulheres brasileiras na sociedade. Entre os temas abordados no estudo estão: Percepção de Ser Mulher:Feminismo e Machismo; Divisão Sexual do Trabalho e Tempo Livre; Corpo, Mídia e Sexualidade; Saúde Reprodutiva e Aborto; Violência Doméstica e Democracia, Mulher e Política.
A introdução do recorte de gênero é a grande inovação deste estudo que desta vez ouviu mulheres e homens sobre a situação da mulher brasileira. Os resultados podem ser comparados aos do estudo realizado pela FPA em 2001. Essa comparação aponta melhorias na situação da mulher, mas também comprova que há um longo caminho a percorrer na valorização e na inserção da mulher na sociedade.

Para download da pesquisa completa clique no ícone abaixo:


2 comentários:

Anônimo disse...

Seria muito se a Fundação fizesse um levantamento das mulheres nos cargos executivos, perece que esses desempenhos não são nada animadores: Luiza Erundina, Marta Suplicir, Yeda Crusci, Roseana Sarney e principalmente Ana Julia. Tomara que Dilma seja diferente.

Prof. Arroyo disse...

Caro Anônimo,

As administrações que vc citou, não se distanciaram exemplarmente da média. Com ressalvas a da Luiza Erundina que até hoje é bem avaliada tanto pelo público quanto pela crítica especializada. Ou seja, de fato, não basta ser mulher para que a gestão seja exemplar. Por outro lado, não há nenhuma nada que aponte que os erros cometidos sejam em função da gestora ser mulher. O que recomenda que a questão de gênero não serve como parâmetro prévio que indique se a gestão será boa ou não. Na verdade, o que é preciso são parâmetros históricos de conduta política pretérita e os projetos com que, de fato, o condidato ou canditada possui vínculos reais. Nos dois parâmetros minha expectitiva com relação à Presidenta Dilma são boas.

Grato por se manifestar aqui e grande abraço