Pesquisar neste blog

24.3.11

Diário de Ida - Angola

Meus queridos e queridas,


Comeco agora a me situar em Luanda (nao consigo teclar tiu e cecidilha no meu teclado) e conto para voces um pouco do que vi e senti ate o momento. A cidade eh um completo caos. Nao ha sinalizacao e sequer preferencial, mas ha muitos carros e luxuosos. Ate a Porche tem loja aqui. Terei que rever o sentido de desigualdade. Aqui o buraco eh profundo e de dimensoes indescritiveis.

O povo eh extremamente gentil e educado, ao mesmo tempo que eh desconfiado e temeroso. A historia da guerra eh muito recente e existem inumeras referencias na historia de cada pessoa que a viveu. Fora que o governo ainda tem policia secreta e nao gosta de oposicao.

Para quem nao sabe, Angola eh um dos grandes produtores de petroleo e diamantes no mundo e eh tambem, depois da China, o pais que mais cresce economicamente. De resto, nao produz praticamente nada, talvez com excecao de alguns pequenos produtores rurais e se ve muitas mulheres com bacias na cabeca vendendo frutas, lindas frutas. Por causa do petroleo e diamante, vive um boom de construcoes de predios de luxo. Mas por enquanto, o que se ve sao predios que parecem favelas verticais. Para se ter a garantia de ter luz eh preciso ter um gerador. E a luz eh tambem que garante agua, pois aqui a agua fica sempre embaixo, precisando de energia elétrica para puxa-la aos apartamentos.Mas estes apartamentos, para alugar, custam 4, 5 mil dolares por mes, com dois quartos.

Ao mesmo tempo, ao longo da guerra, que durou toda a decada de 90 ate 2002, milhares de pessoas vieram viver em Luanda, capital, com medo dos ataques. A cidade saiu de pouco mais de 400 mil habitantes para 4 milhoes - dados estimados. Este eh outro favor incrivel, nao existem estatisticas. Todo e qualquer numero eh dado seguno a experiencia ou impressao de tecnicos e politicos. O ultimo censo, se nao estou enganada, foi na decada de 70.

Tem uma mortalidade infantil que, segundo dados - como disse, estimados - de 190 criancas por mil nascidas e mortalidade materna de 660 por 100 mil. A expectativa de vida eh de 42 anos. Portanto, a coisa eh muito feia. Pelo menos 50% da populacao eh analfabeta.

Fui ao Kilamba Kiaxi, uma das maiores favelas daqui e nao sei como descrever. Lixo, muito lixo por toda a parte. Lama, lixo e total e absoluta miseria, com a maior parte da populacao sem acesso a agua e luz.

O Kilamba Kiaxi, segundo me disseram, nao eh o pior. Imaginem! Ha locais que um carro nao consegue chegar, mesmo com tracao, pois eh muita lama e lixo.

Estou numa pousada super simpatica. Sao varias irmas que a gerem. As senhoras montaram uma padaria na pousada, para meu desespero, pois o pao eh delicioso e o cheiro faz com que sempre queiramos comer o pao. Apesar de cara, a diaria eh de 160 dolares, me permite ir andando para o Unicef, o que da cerca de 30 minutos de caminhada. Alias, transporte aqui tambem eh uma doideira. Existem aqui dois servicos que eles chamam de taxi. Um eh do taxi tradicional que conhecemos, recentemente implantado no pais, que funciona das 7 as 22 horas. No dia em que cheguei, como sai para jantar com Ricardo, um colega daqui, tivemos que ir andando ate a casa dele e eu dormi no sofa dele, pois nao tinha como chegar na pousada. O outro taxi eh uma van, alias, milhares de vans que vao parando em tudo o que eh lugar e vivem lotadas e os motoristas sao alucinados. Alias, todo mundo aqui no transito eh alucinado. Outro conceito que terei que rever em relacao ao Brasil e ate mesmo a Belem.

Ricardo, a pessoa com quem estou trabalhando mais diretamente eh brasileiro. Grande figura. Tem grande experiencia na Africa. Ele me disse para eu nao depender de carro aqui pois seria muito complicado, e ele tem razao.

No caminho que faco todos os dias vejo o que ha de mais rico e o que ha de mais pobre. Tem sido legal.

Quanto ao meu trabalho, ainda estou tomando pe. Os processos sao complexos e o Estado angolano tambem. Sobre isto eu conto depois.

Ainda nao sei dizer se Luanda eh bonita ou nao. Sei apenas que conta com um mar bonito. Ainda nao visitei as praias que sao frequentadas pois elas ficam fora da cidade. As da cidade sao poluidas. Ha predios historicos incriveis na cidade e as musicas sao lindas. Ja consegui ganhar um CD de um rapper fantastico.

Ainda estou em processo de adaptacao. As vezes um pouco assustada, as vezes impressionada e impactada.

Depois conto mais.

Beijos e beijos,

Ida Pietricovsky de Oliveira



Nenhum comentário: