Pesquisar neste blog

8.4.10

Midia dita o assunto do dia e "esquece" do combate à corrupção

Apesar de muitos interlocutores da grande mídia darem frequentes manifestações de grande indignação frente à corrupção na política,ontem e hoje deram pouquíssima cobertura ao debate sobre o projeto de lei que propõe a inelegibilidades dos condenados desde a primeira instância. Lei de iniciativa popular, apresentado com mais de 1,5 milhão de assinaturas de cidadãos brasileiros.

As enchentes do Rio ocuparam exaustivamente o tempo da TV, principalmente, com matérias nos jornais e chamadas ao vivo para expor a dramática e trágica situação dos atingidos pelos temporais que atingiram a capital carioca.

Ora, é preciso distinguir o que é importante do que é urgente. A urgência de informações com relação ao desastre ambiental no Rio, sem dúvida, é grande. Mas não para todas as regiões do país por igual. Ora, seria possível dar uma dose maior aos moradores do sudeste, afetados diretamente. Em Belém, a foto de capa dos jornais era a enchente no Rio, quando temos aqui mesmo mazelas ambientais mais urgentes.

Quanto à importância, o debate sobre o projeto contra os ficha-suja é, sem dúvida alguma, muito mais importante e para todo o território nacional.

Mas o que chama a atenção é que estes mesmos meios de comunicação, batem pesadamente nos escândalos de corrupção política, como se quizessem acabar com ela. Contudo, com esta atitude, revelam que, na verdade, usam os escândalos não para depurar a corrupção da política, mas apenas e, mais uma vez, apenas para venderem mais jornais e publicidade.

Nenhum comentário: