Pesquisar neste blog

27.11.06

Deitado Em Berço Esplêndido



Leia mais...

14.11.06

Em primeira mão


Ana Júlia quer paz no campo como objetivo central de seu governo

Em entrevista exclusiva ao Prof Arroyo, para a revista Teoria e Debate de circulação nacional, Ana Júlia de Vasconcelos Carepa, 48, revelou que como cidadã seu desejo é acabar com a violência no campo.

Justificou que como pessoa não suporta mais ver tanta injustiça e tantos desmandos que usam a violência para oprimir populações que já sofrem tanto. E adiantou que trabalhará em várias frentes: econômica, social, política e jurídica para alcançar este desejo pessoal.

Ana Júlia, que de vereadora a governadora, venceu 5 das 6 eleições que disputou, disse que se sente como qualquer um do povo que chegou como governadora e agora quer provar que é possível acelerar a transformação da sociedade para que esta desenvolva mais equilibrada e solidária.

Sobre os aliados, fez questão de frisar que as alianças se deram em cima de um programa, "que o povo escolheu", portanto, quem quer que assuma as secetarias deverá trabalhar para o mesmo programa seja de que partido for.

Ana Júlia, no PT desde 1982, derrotou Almir Gabriel, ex-governador - que recentemente teve o dissabor de ver seu filho preso por corrupção - interrompendo 12 anos de governos tucanos no estado do Pará.

Leia mais...

4.11.06

Quadro Político: confira



Leia mais...

2.11.06

Análise de Conjuntura


A sabedoria do povo e a política
João Claudio Arroyo


Eu devo muito, muito, à sabedoria do povo brasileiro. Muita gente, durante muito tempo, achou que poderia manipular a consciência do povo brasileiro. E o povo brasileiro disse em alto e bom som: eu sou dono do meu nariz, eu consigo pensar e entender o que está acontecendo no Brasil e não vou acreditar nas mentiras que estão sendo contadas"
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reeleito

A vitória de LULA e os desafios do futuro

A posse de Lula atraiu uma multidão, mas as fontes são imprecisas quanto a isto, variando o número de presentes entre setenta e duzentas mil pessoas. Estamos falando de 2002. O tamanho da multidão, na verdade, conta pouco, dado o imenso valor simbólico e a importância do momento que congregava toda aquela gente: Tudo o que o Brasil fez foi eleger um retirante, operário e líder sindical, filho de uma mulher guerreira, para o mais alto cargo político nacional, o que marca a relevância do fato e o ineditismo da situação, em termos nacionais e internacionais.De fato, a ascensão no Brasil de um operário a Presidente da República é um fenômeno que tem atraído os olhares e as análises do mundo inteiro. Jornalistas, cientistas sociais, politicólogos, economistas e observadores de todos os continentes tentam analisar e avaliar as linhas de força desse fenômeno, procurando entender seus antecedentes históricos e prognosticar seus possíveis desdobramentos.A história de Lula percorre simultaneamente diversos caminhos interpretativos, em abordagens que vão da biografia à análise histórico-institucional. Mas sua história pessoal não dá margens a especulações sobre porque se construiu como alternativa de poder.
Para começar, o perfil do operário-presidente. Com uma história que se repete aos milhões, Lula chegou a São Paulo como retirante nordestino. Sua infância e juventude foram sofridas, assim como de sua família e amigos. Formado pelo SENAI, certificado como torneiro mecânico, como milhares de jovens, empregou-se na Vilares e das contradições entre o Capital e a vida dos operários iniciou sua militância sindical e política – revelando uma trajetória dura, permeada de dificuldades, mas cheia de humanidade e de esperança num futuro melhor para si mesmo e para todos os brasileiros. Isto desemboca, naturalmente, na história do PT, que construiu desde os primórdios, com seus ideais generosos, seus personagens marcantes, seus conflitos e suas vitórias.
A vitória em 2002 e a reeleição em 2006, desafia nossas reflexões sobre nossas instituições políticas e procedimentos eleitorais, além de refletir sobre os impasses e contradições que o governo Lula enfrentou e tem de enfrentar – isto é, os enormes problemas que este governo herdou de FHC e que precisa equacionar. Temas como a Reforma Política, o desenvolvimento econômico, a inserção internacional do Brasil, as políticas fiscal e monetária e a inclusão social são centrais e merecem ser tratadas com rigor e clareza, para conquistarmos as mudanças necessárias em cada uma dessas áreas, conscientes de suas possibilidades concretas e suas limitações.
(Solicite a íntegra deste artigo pelo email arroyo@click21.com.br)

Leia mais...